Auditorias a fornecedores
As auditorias de segunda parte ou auditorias de fornecedores (ou de cliente, conforme aplicável) são as que são realizadas a um cliente ou a um fornecedor para a sua avaliação dentro de uma relação contratual existente ou precisamente para a avaliação inicial previa à contratação, como um dos passos mais importantes (se não o mais importante) a realizar durante o processo de seleção de possíveis fornecedores ou subcontratados.
Uma auditoria de segunda parte ocorre quando uma organização audita os seus próprios fornecedores e/ou as suas instalações, tendo por base as suas necessidades e requisitos. O processo de auditoria ajuda a sua organização a encontrar (devido à execução de auditorias) e a corrigir (graças à implementação dos programas de desenvolvimento de fornecedores) os desvios antes dos mesmos chegarem ao cliente ou utilizador final, o que previne e evita o risco de retirar produtos do mercado, falhas de serviço ou problemas relacionados com o cumprimento de regulamentos e diretivas nacionais e internacionais.
As auditorias a fornecedores são uma peça fundamental e importante na gestão e na qualificação de fornecedores. Uma auditoria de fornecedores permite simplificar a seleção, avaliação e a manutenção de fornecedores novos ou existentes, possibilita também identificar riscos e oportunidades dentro da empresa. Estas auditorias permitem avaliar o desempenho organizacional e técnico dos fornecedores externos.
Porquê realizar auditoria aos seus fornecedores?
• Demonstrar um compromisso ético e responsável;
• Garantir condições de trabalho justas;
• Tomar conhecimento dos diferentes níveis de desempenho dos fornecedores e risco associado;
• Ser parte ativa no processo de melhoria dos fornecedores;
• Reforçar os valores da Marca.
É importante ainda ressalvar que a implementação de mecanismos de avaliação de fornecedores é pré-requisito para obtenção de certificados de grande valor para a empresa, como é o caso da ISO 9000 e 9001, que exigem um metido de avaliação e seleção de fornecedores.