Apresentação da IFS
Os referenciais IFS - "International Featured Standards"- foram desenvolvidos para permitir uma avaliação uniformizada dos requisitos de segurança alimentar e dos sistemas de qualidade. O objetivo do IFS é desenvolver referenciais comuns para a segurança de todos os produtos das cadeias de distribuição europeias, assim como formalizar uma resposta aos canais de comercialização globalizados e aumentar a responsabilidade dos produtores frente aos consumidores finais.
A 6 de outubro de 2021, depois de quase 2 anos de espera, a versão 7 da IFS Food foi publicada. A nova norma alinha-se com os requisitos de avaliação comparativa de GFSI 2020.1, FSMA e da União Europeia (UE). As principais mudanças incidem sobre o processo de certificação, bem como a redução do número de requisitos a serem avaliados. Agora, irá dar-se mais ênfase na avaliação em fábrica e menos na documentação.
Uma das principais novidades é a mudança no sistema de pontuação. A IFS está comprometida com a melhoria contínua, incorporando o "ponto de atenção" pela primeira vez. Especificamente, é o resultado que passa a ser avaliado como “B” (15 pontos) e que as empresas devem ter um cuidado especial para evitar um possível desvio ou uma não-conformidade no futuro.
Este ponto não requer correções ou ações corretivas. Com esta alteração, os desvios que não tenham impacto na segurança alimentar serão avaliados como “C” (5 pontos) ou “D” (-20 pontos), consoante o requisito tenha sido implementado ou não. Além disso, uma pontuação "C" é aceite face ao requisito KO (knock out). Com a nova versão, as empresas devem incluir no seu plano de ação, não apenas as ações corretivas, mas também, as correções realizadas e as evidências da sua implementação. O prazo de entrega é estendido para quatro semanas após receção do relatório e plano de ação provisório. Também introduz a obrigação de realizar a avaliação não anunciada, a cada três anos.
CERTIFICAÇÃO: REQUISITOS E PRAZOS
A IFS Food versão 7 tem menos 15% de requisitos. As suas modificações proporcionam uma maior clareza em relação ao que a norma específica. Os processos parcialmente subcontratados são incorporados no capítulo de "Compras", deixando fora do âmbito os que forem totalmente subcontratados. Por outro lado, introduz-se a cultura de segurança alimentar como essencial e indispensável na manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão.
Vantagens da IFS
O referencial International Feature Sandart (IFS) Food é reconhecido mundialmente e pode ser considerado como uma ótima aposta para melhorar a imagem da sua empresa, assim como a abertura de novas oportunidades de negócio. Esta certificação garante que as empresas assegurem a qualidade e segurança dos produtos alimentares, não alimentares ou serviços relacionados.
O sistema de avaliação padronizado ajuda a reduzir a necessidade de auditorias múltiplas, poupando tempo e dinheiro. O programa também ajuda a melhorar a compreensão dos processos de qualidade e segurança em toda a organização e em toda a cadeia de abastecimento, fornecendo padrões que ofereçam uniformidade e transparência.
Como principal benefício da sua implementação e posterior certificação de acordo com estes referenciais podemos identificar:
• Possibilidade de certificação de acordo com referenciais IFS em toda a cadeia;
• Reconhecimento internacional permitindo que o mesmo distribuidor/retalhista cumpra os mesmos requisitos em todos os seus sites/pontos de venda em todo o mundo;
• Certificação de acordo com um esquema reconhecido pela Global Food Safety Initiative;
• Promoção da melhoria contínua;
• Cumprimento de um requisito para entrada nos mercados Alemão, Francês e Italiano.